TIGed

Switch headers Switch to TIGweb.org

Are you an TIG Member?
Click here to switch to TIGweb.org


Home Home Browse Resources Toolkits & Publications Curso Direitos Humanos Módulo 7
Details Toolkit/Publication:
Curso Direitos Humanos Módulo 7

DetailsDetails
Type
Toolkit

Author
SEDH

Publication Date
July 23, 2008

Posted
May 14, 2009

Relevance
Brazil

Categories
Human Rights
Peace & Conflict

Tags

You must be logged in to add tags.
aboutAbout
Neste módulo, vamos tratar de um tema que é pouco falado pela imprensa, jornais e tevês, mas que tem tudo a ver com direitos humanos, em especial ao direito de organização e a liberdade de expressão: estamos falando da ação “não-violenta ativa”. Sabemos que sem luta e sem organização, fica difícil garantir o respeito aos direitos humanos (seja por alimentação, moradia, saúde, educação etc.). A grande questão é: como lutar para realizar esses direitos?
No módulo anterior, falamos de “formas não-violentas”. Agora convidamos você a pensar sobre o significado da ação não-violenta ativa em sua luta, e na luta dos movimentos sociais que se esforçam para combater a injustiça e as desigualdades, em busca de solução para os conflitos políticos e sociais que afetam, principalmente, os grupos mais vulneráveis e marginalizados. Você vai perceber que muitas dessas formas já fazem parte do nosso dia-a-dia.
Para podermos lutar e trabalhar pelos nossos objetivos, antes precisamos nos organizar. É por isso que falamos a seguir do direito à liberdade de organização – que também é um direito humano. Depois disso, retomaremos o conceito da “não-violência ativa” e sua relação com os direitos humanos.
Por fim, apresentamos algumas experiências de luta pela não-violência ativa. São experiências muitas vezes inovadoras, muito diferentes do que estamos acostumados. Mas são sempre em benefício da cidadania e dos direitos humanos. Vamos citar o exemplo do movimento pela diversidade sexual, pois acreditamos que é um direito vinculado à autonomia e à liberdade de expressão. Garantir essa diversidade é avançar na construção de uma sociedade mais justa, tolerante e solidária.

Download


File: Modulo_7.pdf
Filesize: 685 KB